Ensinar Ballet está tão acima do ensinar a técnica, são tantos os aprendizados antes disso…

É preciso, solfejar, conhecer as notas musicais, as contagens – pois elas existem -, a história do Ballet, seu glamour, delicadeza, competência… É entrar em contato com sua alma e com a música que toca dentro de você, reconhecer cada sentimento bom ou ruim e ser capaz de transformá-los em arte. Sim, é possível estar triste, bravo e dançar divinamente, desde que você utilize essa energia como impulsionadora de movimentos. Raiva e força estão intimamente ligados; logo, você pode em vez de xingar, saltar… Tão simples! Tudo é energia dentro de você! A questão é como você irá utilizá-la, de forma positiva para a sua vida – assim eu espero!

Estou citando a Dança por ser minha área, mas isso pode acontecer em todo meio. Empregar energia e transformá-la em algo positivo, sem falar no estabelecimento de vínculo , do professor-aluno, do aluno com ele mesmo e dele com o grupo; tantas regras que beneficiam ao serem trabalhadas, regras de convivência… Isso pois nem falei do principal! Sentimento, emoção, paixão… Pois nem sempre é facil sentir, nem sempre é facil exprimir; isso faz parte do nosso trabalho: os professores devem proporcionar recursos para que cada aluno entre em contato com suas emoções e faça o melhor uso delas para consigo, o grupo e em todas as relações dele, pois viver é coreografar nosso próprio destino…

Amor,

Paola Bartolo

Professora de Ballet Clássico formada pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo. Pós-Graduada em Educação e Saúde Pública.
Formada em Reeducação do Movimento pela Escola de Ivaldo Bertazzo. Fazendo parte do corpo docente da Cia Ballet de Cegos Fernanda Bianchini, Colégio Friburgo e MapleBear.

Coreógrafa e produtora cultural de eventos em instituições de ensino, ONGs e Prefeituras.

Lecionando ballet clássico há 30 anos, estudando e se especializando em baby class há 15 anos e há 9 ministrando cursos de Qualificação para Professores de Baby Class, psicomotricista especialista em baby class ballet, tendo sido integrante do grupo de estudos de Fisiologia, Cinesiologia e Consciência Corporal para crianças da USP, hoje fundadora e diretora do Núcleo de Qualificação para Professores de Ballet.

Responsável pelos Cursos de Qualificação de Professores de Baby Class (Mód I e II) e Professores de Ballet Infantil (Mód. III e IV) que vem acontecendo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Londrina e João Pessoa.

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